Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011



               Afro-brasileiros

                                                                                                                                                                                                                                                                              No Brasil, oficialmente, os termosbranco,preto ou afro brasileiro designam racialmente e de acordo com a cor as pessoas que se definem como pertencentes a esse grupo. O instituto brasileiro de geografia e estatistica usa o nome preto como nome oficial para essa cor/raça, sendo ela uma das cinco definições oficiais usadas pelo povo brasileiro para se definir, junto com branco , pardo , amarelo e indigena. De acordo com o IBGE, os brasileiros que se definiam como pertencentes a esse grupo em 2009 somavam 13.252.000 pessoas, 6,9% da população.
De acordo com uma pesquisa doIBGE realizada em 2008 nos estados do amazonas, da paraiba, de sao paulo, do rio grande do sul, do mato grosso e no distrito federal, apenas 11,8% dos entrevistados reconheceram ter ascendência africana, enquanto que 43,5% disseram ter ancestralidade europeia, 21,4% indígena e 31,3% disseram não saber a sua própria ancestralidade. Quando indagados a dizer de forma espontânea a sua cor ou raça, 49% dos entrevistados se disseram brancos, 21,7% morenos, 13,6% pardos, 7,8% negros, 1,5% amarelos, 1,4% pretos, 0,4% indígenas e 4,6% deram outras respostas. Porém, quando a opção "afrodescendente" foi apresentada, 21,5% dos entrevistados se identificaram como tal. Quando a opção "negro" também foi apresentada, 27,8% dos entrevistados se identificaram com ela.


                            origens




Os portugueses classificavam diversas etnias africanas de forma genérica, sem levar em conta as peculiaridades existentes entre esses diferentes grupos. De maneira geral, os escravos eram identificados de acordo com a região do porto onde embarcaram. Em consequência, um grupo classificado como único pelos portugueses poderia, de fato, abarcar diversas etnias dentro dele. Os oeste-africanos, oriundos da denominada costa de mina, sobretudo da atual nigeria e do benin, eram genericamente denominados de escravos minasou sudaneses, embora dentro desse grupo genérico eram incluídas etnias diversas, como os nagôs, jejes, fantis e axantis, gás e txis (minas), malês (islamizados), , kanuris, , gruncis, fulas emandigas. Muitos dos escravos trazidos da Costa da Mina eram seguidores da religiãomulçumana. Alguns deles sabiam ler e escrever emarabe, fato inusitado no Brasil colonial, onde a maioria da população, inclusive a elite, eraanalfabeta. A influência islâ
mica desses escravos pode ainda ser vista em salavador, sobretudo no vestuário dasbaianas, com seu característico turbante muçulmano, saias largas e compridas, xales e mantras listradas.
O outro grande grupo que veio para o Brasil foi o dos bantos, a maioria oriunda de angola, mas esse grupo incluía também escravos de lugares longínquos, como moçambique.

Afranio,Bruno,Breno José Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário