Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Culinária

Abará
Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado a massa que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água (No candomblé, e comida-de-santo oferecida a Tansã, Obá e Ibeji).

Quibebe

Prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora. Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite-de-dendê e cheiro verde.



História da Feijoada

A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária afro-descendente, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.Na época de escravidão, os senhores não comiam partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos, ou pés e davam tais partes aos seus escravos.Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adcionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.



Amanda Félix  nº 03
3ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário